Review O Corcunda de Notre-Dame, da Editora Leya (Selo Barba Negra)
Bom ano novo minha gente! Esperamos que tinham tido um bom natal e um bom inĂcio de ano e que 2016 seja ainda melhor, e cheio de boas leituras!
A gente nĂ£o para entĂ£o, vamos ao review de hoje, que Ă© outro clĂ¡ssico de Victor Hugo. O Corcunda de Notre-Dame Ă© um dos contos mais conhecidos de todos os tempos e Ă© difĂcil que nunca ouviu falar do famoso corcunda QuasĂmodo. Existem diversas edições e uma delas, que destacamos hoje, Ă© a da Editora Leya, publicada sob o selo Barba Negra, integrando a coleĂ§Ă£o Eternamente ClĂ¡ssicos.
TĂtulo Original: Notre-Dame de Paris
Autor: Victor Hugo
Tradutora: Marly N. Peres
Editora: Leya
Lançamento: 2012
EdiĂ§Ă£o: 1ª
PĂ¡ginas: 476
ISBN: 9788580444506
Olhando a primeira vez, o livro parece simples e sem destaques relevantes. Mas, ao tĂª-lo em mĂ£os, percebemos que a ediĂ§Ă£o foi cuidadosamente criada e tem, sim, muita beleza.
A capa nĂ£o tem relevo ou brilho, o impresso Ă© simples e sem detalhes. PorĂ©m a cor verde dĂ¡ um destaque especial e chama bastante atenĂ§Ă£o. AlĂ©m disso, a capa tem uma textura incrĂvel, meio Ă¡spera, diferente do tipo comum de capas. O papel utilizado na capa Ă© o triplex, com 250gm. A ilustraĂ§Ă£o da capa mostra o personagem principal e outros elementos da histĂ³ria, bem como o nome do autor, da editora e a coleĂ§Ă£o que integra, diagramados de forma harmoniosa.
O verso tem o mesmo padrĂ£o e apresenta somente um excerto do texto, aliada ao selo da Barba Negra (piratinha!).
A lombada, apesar de simples, Ă© bonita e ganha destaque na estante. Tem a mesma cor verde, com os elementos chave (tĂtulo, autor, editora).
As orelhas, bem como a parte interna da capa, tambĂ©m tĂªm o mesmo verde, o que alĂ©m de dar beleza Ă ediĂ§Ă£o, dĂ¡ unidade. Destaque para a orelha do verso que traz informações sobre a coleĂ§Ă£o e a editora.
Logo ao virar a capa, demos de cara com uma foto do autor, uma reproduĂ§Ă£o de um de seus retratos mais conhecidos. Achamos um detalhe muito interessante, jĂ¡ que muitas vezes lemos livros sem sequer saber como se parece o escritor. Mais alguĂ©m que acha que o Victor Hugo parecia um vovozinho simpĂ¡tico?
Toda a ediĂ§Ă£o estĂ¡ recheada de folhas pretas, recurso utilizado para dividir os livros que compõe o texto. JĂ¡ podem imaginar o cheiro maravilhoso da ediĂ§Ă£o?
De um lado tem um crĂ¢nio e ossos e do outro uma ilustraĂ§Ă£o com o nĂºmero do livro em romanos e por extenso.
Esta Ă© uma ediĂ§Ă£o ilustrada e os desenhos sĂ£o bem peculiares, aliĂ¡s. O ilustrador, Pedro Franz, tem um estilo pouco ortodoxo: parecem ser feitas com carvĂ£o e Ă© preciso prestar atenĂ§Ă£o para entendĂª-las.
O miolo utiliza o papel Lux Cream 70gm, ou seja, Ă© amarelado, num tom muito confortĂ¡vel para a leitura. AlĂ©m disso, a gramatura deixa passar muito pouco do verso da pĂ¡gina, mesmo que seja uma ilustraĂ§Ă£o. A fonte do texto Ă© a Adobe Garamond Pro, em tamanho ideal e bem diagramada.
Ainda, a ediĂ§Ă£o conta com notas de rodapĂ©, esclarecendo o nome de locais ou outros detalhes.
Por fim, precisamos ressaltar que, segundo a nota de ediĂ§Ă£o, esta Ă© uma adaptaĂ§Ă£o. PorĂ©m, nĂ£o sabemos atĂ© que ponto houve adaptaĂ§Ă£o de fato, atĂ© porque trata-se de uma ediĂ§Ă£o grande, aparentemente completa. Conforme a nota, na adaptaĂ§Ă£o foi utilizado o texto da "ediĂ§Ă£o definitiva" de 1832, que inclui mais trĂªs capĂtulos.
Apesar da dĂºvida que paira quando Ă adaptaĂ§Ă£o, esta ediĂ§Ă£o Ă© muito bonita e barata, valendo muito o custo-benefĂcio. Seu valor estĂ¡ entre R$ 20,00 e R$ 30,00, dependendo da loja e das promoções.
Nota: 3/5
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