Review Morte Súbita, da Nova Fronteira

Olá gente! Hoje é segunda, é feriado e melhor ainda, hoje tem review! Nosso escolhido é o primeiro livro de J. K. Rowling depois de sua famosa saga Harry Potter. Hoje é dia de Morte Súbita.




Título: The Casual Vacancy
Autora: J. K. Rowling
Tradutoras: Izabel Aleixo e Maria Helena Rouanet
Editora: Nova Fronteira
Lançamento: 2012
Edição: 1ª
Páginas: 512
ISBN: 9788520932537


Diferente de Harry Potter, quem publica Morte Súbita no Brasil é Editora Nova Fronteira, que por sua vez faz parte de Ediouro. Esta não é uma editora com tradição em edições mais luxuosas e notamos que seus livros são edições simples, sem maiores detalhes elaborados, porém, claro, sem descuidar de seus livros.
Morte Súbita é um desvio padrão. Um dos detalhes mais legais desta edição é que a capa e contracapa tem uma textura aveludada, muito suave ao toque e bem confortável à princípio. Digo a princípio pois quase três anos após a compra, nossa edição começou a "desgastar" este aveludado exatamente onde o livro fica para fora da estante e não encosta em outros livros, deixando no lugar um toque pegajoso bem estranho. Talvez seja um problema no material ou quem sabe as condições de tempo que enfrentou. Fica o registro.

Exceto a textura, a capa não inova muito e apresenta o nome da autora e o título do livro sem qualquer outro detalhe. Julgamos que o símbolo da capa representa a morte de Barry Fairbrother (não é spoiler não!) e o cargo vago que deixou. Na contracapa há somente uma silhueta de Pagford, a cidade onde se passa a história de Morte Súbita.
Na lombada, sem nenhuma novidade: nome da autora, o símbolo do livro, nome o livro e simbolo da editora.



Nas orelhas da edição estão a sinopse do livro (capa) e uma breve biografia de Rowling (contracapa). Aqui está outro detalhe diferente de edições padrão: as orelhas são grandes, largas, quase do tamanha do volume.


Nas primeiras páginas reproduz-se o título e capa da edição. Novamente, não há detalhes relevantes tais como imagens ou folhas pretas divisórias.
Segue-se a informações da da edição e de catalogação, a dedicatória, uma página para o início da primeira parte do livro e então de fato o começo do texto.




O texto é corrido, sem ilustrações, interrompido somente pelas divisórias das partes, em numero romanos.


Por fim, as páginas são amareladas e, apesar da gramatura ser 80g/m², deixa transparecer bastante do verso da folha. Contudo, não chega a ser prejudicial na leitura. Segundo informações da edição, o papel é Chambril Avena, um tipo de papel que suaviza cores e é mais agradável para leitura pois reflete menos luz. Acreditamos!


Apesar de ter recebido diversas críticas e ter pouco sucesso, Morte Súbita dá um belo destaque para qualquer estante e é uma boa pedida para quem cresceu lendo as história da Tia Jô.

Nota: 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário