Review Eu, Robô da Editora Aleph

Hello Everybody! Parei diante minha estante e busquei por um livro legal com uma edição show e aqui está nosso sorteado de hoje: Eu, Robô. Com certeza vocês já devem ter visto o filme, ou pelo menos ouvir falar nele. Pois é, ele é baseado neste livro de 1950 escrito por um dos mestres da ficção científica: Isaac Asimov!
  



Título Original: I, Robot
Título Brasileiro: Eu, robô
Autor: Isaac Asimov
Tradutor: Aline Storto Pereira
Editora: Aleph
Lançamento: 2015
Edição:
Páginas: 331
ISBN: 9788566636413





Os detalhes dessa edição que nos é apresentada pela editora Aleph são difíceis de ser notada quando vamos comprar o livro online (que foi o meu caso) e surpreendem quando temos o livro em mãos. O design da capa nos diz muito, mas não exageradamente, o que temos em mãos. A grafia nos remete a algo futurista, de ficção, principalmente quando combinados com a cor prateada – notem, não é cinza, é prateado! – que dá esse ar metálico aos dizeres. Ao contrário de títulos metálicos como os das edições clássicas de “Harry Potter” que saem com o tempo, esta não sai, mas ao mesmo tempo não é tão metálica.
No verso do livro temos uma breve sinopse e trecho dito por uma das personagens do livro, trazida como ser fosse uma “Psicóloga roboticista da U.S. Robots”, tudo em cinza-metálico.
Outro detalhe muito legal é que o livro traz o nome da tradutora no verso da obra; não são todas as editoras que fazem isso. A lombada é limpa, traz o nome da olha, autor e o símbolo da editora, acompanha o design do livro.





A capa não é dura, trazendo assim abas ao livro. Ao abrirmos as abas, temos um fundo totalmente cinza, reforçando o ar da capa, como se dissesse “você está entrando num no mundo das máquinas”. Na abra da frente o livro traz uma sinopse mais extensa da obra e na de trás a biografia do autor. Devido a quantidade de palavras dessa parte, ou talvez por esta não ser tão larga, as palavras ficam um pouco confusas de serem lidas por serem prateadas no fundo branco. Talvez a letra preta não ficasse tão bonita quanto – mas com certeza mais confortável.

 



 O livro é dividido em 11 partes. Introdução, nove contos e um ensaio do próprio autor sobre sua paixão por robôs. A cada divisória, temos duas páginas pretas, sendo que o título da próxima seção se encontra na página da direita, alinhada à direita no centro da página. A próxima página também é preta e na seguinte começa o novo capítulo.
As páginas pretas estão sendo utilizadas como recursos de divisórias de capítulo e apresentação do livro com maior frequência. Elas são belas e (temos nossas dúvidas ainda sobre isso, mas vai lá) são o que dá ao livro esse cheirinho tão bom, a tinta preta.




Suas folhas são amarelas, tendo as palavras da página oposta quase imperceptíveis. O livro foi impresso em papel Pólen SOFT 80 g/m², formato comum e bem confortável para as leituras, principalmente as longas (quesito importante quando o livro é bom e não queremos mais parar de ler!). Ele pesa contém apenas 0.38 Kg, adequado ao seu tamanho.





Sobre o custo/benefício, quando em promoção, atinge valor entre R$22 a R$26, custo aceitável por uma edição com detalhes como letras metálicas e papéis pretos. Hoje é a edição que com maior chance de ter no estoque das lojas, e é uma bela edição!


Nota: 4/5



Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. É espetacular mesmo essa edição, poxa vida
    acho que quero uma dessas pra mim <3

    ResponderExcluir