Review Guerra Civil, da Novo Século
Como boa apreciadora do Marvel Cinematic Universe, fiquei louca quando descobri “Guerra Civil”. Eu precisava tê-lo, não ia conseguir esperar até o filme – que nem lançou ainda, por acaso. Quando o livro chegou e eu pude ver ele de perto, gente, ele é lindo. Se fosse possível fotografar o cheiro dele, acho que poderia ser até a única imagem deste review! Mas vamos lá! Apresento a você Guerra Civil, da editora Novo Século.
Título Original: Civil War - a novel of the Marvel universe
Título Brasileiro: Guerra Civil - uma história do universo Marvel
Autor: Stuart Moore
Tradutor: Michele Gerhardt MacCulloch
Editora: Novo Século
Lançamento: 2014
Edição: 1ª
Páginas: 391
ISBN: 9788542804126
Todos os livros da Novo Século em aliança com a Marvel possuem certa semelhança, mas sem desconsiderar suas particularidades. Na capa temos a imagem do Homem de Ferro e do Capitão América e atrás deles a bandeira dos Estados Unidos da América. Também é deixado bem claro que é uma adaptação dos quadrinhos e não a reprodução dos mesmos. O nome do livro é grande e nítido, mas ao mesmo tempo limpo, não são todas as capas que conseguem trazer tantas informações sem carregar sua imagem. A contracapa traz mais personagens, inclusive alguns que não estão incluídos no universo cinematográfico, mas sim nos quadrinhos, onde a história é mais entrelaçada. Temos também o nome de alguns personagens e uma breve sinopse, seguido por um comentário sobre o livro. A capas não são duras, mas também não são sensíveis. A minha edição já passou por algumas mochilas e mãos, naturalmente não está mais nova, mas mesmo assim o livro está em bom estado.
As orelhas são largas, quase do tamanho da página e trazem sinopses da obra e uma curta bio do escritor do livro, que adaptou as comics da Marvel. O seu fundo preto condiz com a primeira página e última páginas, que também estão em preto, sem contar a imagem em preto e branco por dentro da orelha. Se você não conhece a história – como eu não conhecia antes de ler – talvez não entenda muito bem, mas os desenhos retratam o local do evento que deu início a ideia do Registro dos Heróis, causa pela qual a Guerra Civil ocorre. Há vários personagens, tanto no começo quanto no final do livro. Vale passar uns minutinhos apreciando.
O livro é dividido em 5 partes que seguem alternando entre o escudo do Capitão América e a máscara do Homem de Ferro, que marcam os dois lados da Guerra Civil. Dentro das partes há capítulos, e em seu início mostra a numeração em fonte branca com o fundo preto. Como já comentamos anteriormente, as páginas pretas são um recurso que embelezam bastante o livro quando bem utilizadas, já que a leitura com o fundo escuro não é tão confortável. Aqui, então, o livro fez bom uso. Há também a presença das marcas dos personagens na divisão de cenas dentro dos próprios capítulos. Um detalhe pequeno, mas muito legal.
Suas folhas são amarelas, confortáveis para a leitura, feitas do clássico papel Pólen Soft 70g/m² e o livro é, hoje, o com o melhor cheirinho da minha estante!
Hoje você pode encontrar este livro na internet entre os preços de R$19,00 até R$40,00. Ele já foi mais caro mas hoje já está bem mais acessível. É um livro com vários detalhes, com certeza vale o preço. A Novo Século peca em alguns erros de traduções, desde de tipográfico até mesmo erros de tradução mesmo, como dizer que tal personagem é “engenheiro elétrico” ao invés de “engenheiro eletricista”. Mas apenas os detalhistas irão notar.
Nota: 4/5
0 comentários:
Postar um comentário