Review comparativo de O Hobbit, da Martins Fontes
Na última semana do mês, os reviews da Estante de Luxo serão comparativos.Como assim? Vamos mostrar para vocês duas ou mais edições, podendo ser da mesma editora ou de outra ou até mesmo em edições importadas. Curtiram?
Então vamos para o comparativo de hoje, um livro queridíssimo, tanto a estória, quando o autor e também quanto à editora. Trata-se da edição comemorativa dos 75 anos da 1ª edição de O Hobbit e da 3ª edição, regular, da mesma editora, do saudoso professor J. R. R. Tolkien.
Título: The Hobbit
Autor: J. R. R.
Tolkien
Tradutor: Lenita Maria
Rímoli Esteves e Almiro Pisetta (poemas e revisão)
Editora: WMF Martins
Fontes
Lançamento: 2012 / 2009
Edição: 5ª / 3ª
Páginas: 320 / 328
Estas não são as únicas edições de O Hobbit da Martins Fontes, que também publicou esta e esta, além de outras com a capa do filme. Porém, a única mudança entre as edições é o invólucro, porque o texto no interior é exatamente o mesmo em todas elas. Todas são com a tradução de Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta.
A 3ª edição é em formato comum, com capa flexível e orelhas. Aqui não há nenhum detalhe na capa, seja bilho ou relevo. Destaque para o desenho da capa de John Howe, que retrata o dragão Smaug: vale a pena parar para olhar!
Já a capa da edição comemorativa é dura e resistente, mas também não há nenhum detalhe específico como diversas edições comemorativas. Mas a ilustração em estilo minimalista é muito bonita, de autoria de Tolkien, fazendo jus a uma edição de aniversário. Vale lembrar ainda que ela é similar ao padrão de capas minimalistas de edições estrangeiras do Senhor dos Aneis.
A contra capa das duas é edições é exatamente a mesma, exceto pela cor e a silhueta de uma águia na edição de capa dura. Apresenta a sinopse do livro e cometários de jornais.
Nas orelhas da 3ª edição há uma breve biografia de Tolkien e também uma relação de suas obras.
A lombada da edição comemorativa apresenta um desenho semelhante ao da capa, o título, a logo da editora e ainda o símbolo de Tolkien, recorrente em quase todos os livros do autor. A costura do miolo não é colada na lombada, o que facilita muito a leitura. Quem tem um livro com costura colada já deve ter notado que ele não para aberto facilmente. É o que ocorre com a 3ª edição, que tem o miolo colado.
Um detalhe em relação à edição comemorativa: a capa dura guarda riscos. Não é visível de forma escancarada, mas virando na direção de uma luz é possível notar pelo contraste.
(clique nas fotos para aumentar)
5ª edição 3ª edição
3ª edição / 5ª edição |
3ª edição / 5ª edição |
Após, em ambas as edições, temos a reprodução de um dos mapas de Tolkien. No início está o mapa de Thorin para Erebor. No final, o mapa indica as Terras Ermas, e engloba desde Valfenda até a Montanha Solitária.
No interior, durante do texto, existem diversas ilustrações, que são do próprio Tolkien e representam alguns momentos da história. São, ao todo, 15 ilustrações, e algumas delas são coloridas! Antes do prólogo há um índice de ilustrações.
Reitero aqui o que a Beatriz já comentou: o pouco cuidado das editoras em colocar imagens no meio de frases. Querendo ou não, interrompe o fluxo de leitura e acaba distraindo o leitor.
No interior, durante do texto, existem diversas ilustrações, que são do próprio Tolkien e representam alguns momentos da história. São, ao todo, 15 ilustrações, e algumas delas são coloridas! Antes do prólogo há um índice de ilustrações.
Reitero aqui o que a Beatriz já comentou: o pouco cuidado das editoras em colocar imagens no meio de frases. Querendo ou não, interrompe o fluxo de leitura e acaba distraindo o leitor.
As folhas da edição comemorativa são amareladas, provavelmente polen soft com 70g/m². Ela deixa transparecer levemente o texto no verso, mas não há qualquer prejuízo na leitura.
Já a edição comum é composta por folhas brancas, e é umas diferenças mais importantes entre as edições. A Martins Fontes não tinha costume de utilizar folhas brancas em suas edições: percebemos que edições mais antigas, como esta 3ª edição, os volumes de O Senhor dos Anéis (que têm a 2ª edição em 2000 e apenas reimpressões desde então), são compostas em folhas brancas. (Curiosamente, as folhas brancas não tornaram os livros mais baratos!) Outros livros mais recentes têm vindo com folhas amarelas. A gente agradece!
Infelizmente, a edição comemorativa não conta com fita marca-página e é, possivelmente, a única coisa que está faltando para torná-la perfeita. Em comparação com a edição comum, em beleza a edição comemorativa ganha inequivocamente. Como ambas apresentam o mesmo texto, não perda contextural na aquisição de uma ou outra.
Pra quem gosta de Tolkien, de fantasia, de livros infantis ou está afim de ter um exemplar singular em sua estante, esta edição comemorativa de O Hobbit é uma ótima pedida!
Namarië!
Notas:
5ª edição
3ª edição
0 comentários:
Postar um comentário